domingo, 5 de fevereiro de 2023

MSC vs COSTA vs ROYAL CARIBBEAN



No video de hoje vamos fazer um comparativo entre 2 das companhias que vem há anos regularmente ao Brasil, a Costa e a MSC cruzeiros. E também vamos incluir aquela que foi preferida de muitos brasileiros por anos, a Royal Caribbean, que foi embora em 2016 e até o momento não dá sinais de voltar. 

EMBARQUE
Na primeira vez em que viajamos com a MSC ficamos mais de 1 hora debaixo de um sol escaldante no Rio de Janeiro. O processo de coletas de bagagem foi lento e o embarque era feito mediante aquisição de uma senha. Na segunda vez embarcamos em Santos, e o processo também foi lento, com uma fila para deixar as bagagens antes de adquirir as senhas. 

Com a Costa não houve diferença da MSC em relação ao tempo de embarque, demorado também e com senha. E em Itajaí filas debaixo do sol também ocorreram.  Porém coletaram nossas bagagens mais rapidamente do que a MSC, todas  as vezes. 

Viajamos várias vezes com a Royal e em todas elas houve um padrão no embarque. Despacho rápido das bagagens, sem senhas e um embarque ligeiramente mais rápido do que a Costa e MSC. Não vamos levar em conta o embarque nos Estados Unidos, onde você está dentro do navio em menos de 20 minutos após chegar no porto. Isso quer dizer que, grande parte da demora se deve a burocracia brasileira, pois em vários portos há essa demora. 

ATENDIMENTO
Na MSC os tripulantes mal olhavam na cara dos hóspedes na primeira vez em que viajamos, funcionários brigavam entre si e oficiais humilhavam subordinados na frente dos hóspedes. Eles também não podiam sorrir e brincar com os hóspedes, que logo surgia um oficial para brigar com eles por causa disso. Em outra oportunidade, porém, o atendimento melhorou. 

Na Costa o atendimento e cordialidade se manteve o mesmo nas viagens que fizemos com eles e uma vez vimos uma oficial também brigando com tripulante em público. E no navio havia funcionários parecendo cansados, mal humorados e não muito receptivos. Mas, quase todo o pessoal simpático e gostamos mais do atendimento da Costa que da MSC. 

E na Royal, também em todas as viagens que fizemos, o mesmo padrão e qualidade de atendimento: tripulação cordial, simpática, mas num nível bem acima da Costa e MSC. Você é recebido com amigáveis sorrisos pela grande maioria da tripulação, que brincam e riem entre eles, parecendo estar num ambiente mais descontraído para trabalhar. Parecendo estar de bem com a vida. 

TRIPULANTES
Algo que sempre analisamos nos cruzeiros é a satisfação dos tripulantes em trabalhar no navio. Ninguém quer ser servido por pessoas insatisfeitas e nem quer que elas trabalhem assim. Companhias que fazem isso não merecem o tripulante que tem. Dos tripulantes que conversamos, houve queixas de cansaço e excesso de trabalho na MSC. Uma tripulante chegou a desistir do contrato antes dele encerrar, devido ao estresse (e há bastante relatos disso na internet). 

Na Costa vimos alguns tripulantes parecendo cansados e não muito amigáveis. Conversamos com alguns deles, mas não houve queixas. 

Na Royal, porém, dos tripulantes que conversamos, todos se mostravam contentes com a companhia e não reclamavam. Inclusive uma funcionária que deixou a MSC entrou para o grupo Royal e disse estar muito feliz trabalhando para eles, já em seu 3° contrato.  E isso é algo visível, quase palpável entre a equipe da Royal.  

SERVIÇO.
O serviço da MSC deixou a desejar, pouco prestativos. Pedimos informações a um oficial que se negou a responder com uma certa rudez. No restaurante, ao solicitar uma cadeira extra, o rapaz disse que não tinha e não quis trazer (sendo que bastou procurar um pouco e conseguimos). Ao solicitar papel para a impressora na recepção, a atendente revirou os olhos tripudiando, dizendo que havia papel no mesma sala da impressora. Outro atendente da recepção também nos tratou com descaso por outra solicitação. Tanto que no próximo cruzeiro com eles, simplesmente nos resignamos a evitar contato com os tripulantes ou fazer pedidos a eles.   

Na Costa, ao solicitar algo, sempre recebíamos uma resposta, de forma amigável e nunca com o tripulante revirando os olhos para você. O atendimento foi muito bom. 

Na Royal temos uma tripulação que quer sempre exceder as suas expectativas. Qualquer solicitação é atendida prontamente, com simpatia e prestatividade. Certa vez, quando houve demora na entrega de nossas roupas da lavanderia, por um erro que foi nosso, o chefe da lavanderia chegou a suar de preocupação e olha que o erro nem foi dele. No restaurante, meu guardanapo caiu no chão e sem que eu percebesse, um garçom já veio com outro e colocou no meu colo, me surpreendendo. Em outro cruzeiro o garçom rodou o navio para me trazer cerveja que não estava disponível no bar da piscina. É claro que um ou outro funcionário pode não ser prestativo assim, por motivos variados, como encerramento de contrato por exemplo. Mas pelo menos 90 por cento da tripulação sempre vai fazer algo mais em matéria de serviço, algo que nunca vimos na MSC ou Costa. A Royal também possui o maior número de tripulantes por hóspede para te atender. 

PROGRAMA DE FIDELIDADE E CORTESIAS

É comum as companhias ofereceram produtos com desconto, desconto em cruzeiros, cocktails e drinks em eventos para membros fidelizados e na noite do comandante, a noite de gala, Natal, Ano Novo, drinks e cocktails cortesia para todos os hóspedes. 

A MSC parece não ter computado nossa filiação, pois o tradicional cartão de boas vindas ao clube não foi deixado a nós na cabine ou enviado por e-mail, tampouco recebemos o panfleto diário com os benefícios e descontos a bordo para hóspedes fiéis. O drink de boas vindas que anunciam dar aos membros, não nos foi concedido. A MSC concedia, na tradicional noite de gala, 1 hora de drinks gratuitos aos hóspedes e realizava um evento com o comandante, onde ele é a atração principal da noite, como a festa sugere. 

A Costa também não nos deu as boas vindas ao clube, mas deixava na cabine o panfleto com os descontos e benefícios a que tínhamos direito, em lojas, restaurantes de especialidades, bebidas (inclusive grandes descontos de cerca de 20% em garras de vinho e espumante). Porém, a Costa não foi nada generosa em matéria de drinks de cortesia. Não serviu nada como cortesia no cruzeiro inteiro. Nem na noite do comandante não foi concedido a tradicional taça de espumante, nem mesmo houve noite do comandante, apenas colocaram ele na popa do navio para tirar algumas fotos, e ficou muito sem graça. Na festa exclusiva para membros fidelizados, nem cocktail nem drinks de cortesia, num show muito fraco feito no teatro. Nem mesmo na noite de ano novo serviram sequer uma taça de espumante para brindar na virada, algo que nunca vimos em companhia alguma, nem na smais econômicas. 

Na Royal Caribbean você recebe uma carta de boas vindas ao se tornar fidelizado, que descreve todos os benefícios, brindes e descontos a que tem direito. A Royal é a companhia que mais concede drinks de cortesia. Uma festa geral para todos os membros fidelizados com bebidas gratuitas e uma festa individual para cada um dos níveis de fidelização com drinks grátis. É realizada uma verdaderia noite de gala na noite do comandante. Geralmente no centro do navio, com música, shows e apresentações, enquanto espumante é servido de graça à vontade para todos os hóspedes. Fizemos um cruzeiro consecutivo com eles, e nos foi dada uma garrafa de espumante de presente entre um cruzeiro e outro. Também é servido espumante cortesia na virada de ano. 

SERVIÇO DE QUARTO.
Algo que sempre tem sido muito bom em todas as companhias, mas que mudou depois da crise sanitária. Tanto na Costa quanto na MSC há queixas de vários hóspedes por mal atendimento, serviço demorado, cabines mal limpas, roupa de cama e utensílios sem trocar, etc. Nós sofremos com isso, com cabine sem aspirar o carpete o cruzeiro inteiro, copos não trocados, apenas recolocados no lugar e limpeza superficial na cabine. A cordialidade e atendimento dos camareiros na Costa sempre foi muito boa. Nada a reclamar. 

Na MSC, necessitei de manutenção e tive que insistir para que viessem consertar. O camareiro ficou bravo comigo pela insistência. Também errei ao não marcar direito as peças de roupa a serem enviadas para lavanderia e ele mais uma vez se zangou comigo. 

A Royal Caribbean segue sempre o mesmo padrão de serviço e mesmo após a crise, seguiu com a alta qualidade de serviço e atendimento. Sua cabine é limpa ao menos 2x ao dia, com o máximo rigor. Se você mover um copo do lugar, mesmo sem usar, ele será trocado. As toalhas, que devem ser deixadas no chão para troca, eram substituídas sem que pedíssemos. Nunca vimos o chão ficar sem aspirar ou a cabine sem limpar e a roupa de cama era substituída em dia. Cometi o mesmo erro da lavanderia na Royal e o chefe da lavanderia chegou suando e pedindo desculpas, mesmo o erro tendo sido meu. E a cordialidade e atendimento dos camareiros da Royal sempre foi excepcional, acima de todas as que navegamos. 

BUFFET E RESTAURANTES.
O serviço de buffet da MSC é variado, tanto no café da manhã e da tarde quando no almoço e jantar, com boas opções. Há filas para tudo, é difícil conseguir mesas na hora de pico e o atendimento lento. Houve hóspedes que pediram bebidas que chegaram quando eles estavam terminando as refeições e alguns funcionários reclamavam de cansaço. No restaurante principal as mesas muito próximas umas das outras, apertadas e o serviço um pouco lento, principalmente para a bebida. A qualidade da comida piorou recentemente e as sobremesas decepcionantes. 

Na Costa o serviço de Buffet piorou, os tripulantes servem sua comida num buffet pobre de opções. Louça suja se juntava nas mesas nos horários de pico, provavelmente por falta de pessoal. Havia filas para se servir, principalmente nos horários de pico, mas conseguir uma mesa no buffet não era difícil. Havia melhor espaço entre as mesas no restaurante principal, e a velocidade de serviço era parecida com a da MSC. A qualidade da comida era boa, bem como das sobremesas. 

Na Royal há uma imensa variedade no buffet, maior do que qualquer das outras companhias citadas, em todos os horários, num sistema onde não há filas para se servir, pois eles dividem tudo em ilhas. Há garçons que lhe servem prontamente o que desejar, carrinhos passam com vinho e cerveja mergulhadas no gelo. E é super rápido  se obter uma mesa. No restaurante principal as mesas possuem espaço confortável entre elas e o serviço é rápido, tanto das bebidas quanto dos pratos. Precisou de algo, pediu, chegou, no trabalho de uma equipe que presta atenção aos detalhes. A qualidade de 90% da comida é excepcional e as sobremesas, em sua grande maioria, são um manjar dos deuses. 

BEBIDAS INCLUSAS NA TARIFA
A MSC serve água, sucos, cafés e chás. Água somente no buffet, sucos somente no café da manhã, café e chás o dia todo no buffet. Quem desejar beber um refresco ou bebida gelada depois do café da manhã, não vai ter. A MSC não servia água no restaurante principal e você tinha que comprar a parte. 

A Costa também serve água, sucos, cafés e chás. Água também somente no buffet, bem como sucos somente no café da manhã (e muitas vezes sem gelo, por falta de gelo nas máquinas). A diferença está nos cafés e chás, servidos somente no café da manhã e da tarde. Se você quiser alguma bebida refrescante depois do café da manhã, terá que comprar a parte. No restaurante principal se você quiser água, deverá comprar. 

E na Royal Caribbean, água, sucos, refrescos, cafés, chás e até sorvetes. Tudo servido à vontade, o dia inteirinho. No restaurante principal,  água é servida gratuitamente, à vontade.  

DESEMBARQUE NAS ESCALAS
Aqui não temos muita diferença entre as companhias.

Nas 3 você deve pegar uma senha quando o desembarque é feito por tender. Quem chega mais cedo, desce antes. Em todos os casos esse processo é chato e meio demorado. A crítica fica para a MSC, que em nossa viagem passada atrasou a descida em todas as escalas, reduzindo drasticamente o tempo do passeio.  

 ENTRETENIMENTO.
É padrão de todas as companhias ter baladas e bailes a noite, quiz, aulas de dança, gincanas, aulas de ginástica e dança na piscina. Também shows de teatro, casino e música ao vivo em alguns ambientes. 

A MSC possui show abaixo da média, alguns que na verdade nem dá vontade de assistir, como musicais. E os que não são musicais são fracos de se ver. Quase não há atrações no navio, salvo um ou outro quis, gincanas e aulas de dança e os espaços internos quase não tem atividade, exceto bingo e música ao vivo em alguns bares. Havia mini golf no navio e sala de jogos, mas era preciso pedir bolinhas e os jogos a equipe de entretenimento. O resultado era que ninguém jogava nada nesses lugares. Tudo acontecia na área da piscina, sempre lotada e difícil de se conseguir uma mesa ou esteira de sol. 

Na Costa também quase não há atrações, mas um pouco melhor do que na MSC. Salvo que era feito quiz regularmente em espaços dentro do navio, também havia mais música ao vivo rolando nos bares internos, no centro do navio era feito especiais dos anos 80, música brega, aulas de dança, etc. Das poucas atrações modernas que tinha, como simulador de fórmula 1 e cinema 4D, a Costa retirou o simulador e substituiu por um bar e o cinema 4D estava sem funcionar nas 2 vezes que viajamos no navio Costa Favolosa. Os shows de teatro ainda mais fracos do que os da MSC. 

Na Royal, mesmo no menor navio da frota que vinha ao Brasil, era simplesmente impossível fazer tudo o que preparavam para nós. Além dos bailes e baladas, os shows do teatro eram bons, raramente deixávamos de ver algum, havia aulas de dança, quiz, baladas para solteiros, campeonatos de poker, bingo, concurso de barrigada, disputa de jogos na piscina entre hóspedes e oficiais, oficinas de dobradura de toalhas, artesanato, aulas de mixologia, noite dos anos 80, shows no teatro também a tarde e diversos eventos simultâneos por todo o navio. Agora, se compararmos qualquer navio da Costa ou MSC com o Mariner of the Seas, que já veio ao Brasil, a coisa fica feia pra eles. Pista de Patinação no Gelo, Simulador de Surfe, parede de escalda, pista in-line, campo de mini golfe e sala de jogos com tacos, bolinhas e jogos disponíveis sem ter que pedir, skypad, simulador de realidade virtual, shows de patinação no gelo, etc. 

PISCINAS E ESPAÇOS DOS NAVIOS.
A MSC possui navios onde tudo ocorre na área da piscina. Sempre apertada, congestionada. Para conseguir mesas era preciso chegar as 7 da manhã. Praticamente todas as atividades diurnas eram feitas ali e muita gente se aglomerava  no local. O deck era infestado de esteiras e todas lotadas. Os espaços internos possuíam bom tamanho, mas pouca atividade era realizada neles, e ficavam quase sempre vazios.  

Na Costa, no navio Favolosa, temos 3 piscinas.  Uma próxima ao tobogã, uma central e  outra  na popa do navio. Muitas mesas na piscina central, sendo fácil conseguir um lugar, enquanto que a piscina da popa era mais disputada. Os navios da Costa tem o menor metro quadrado por hóspede, mas a impressão que dá é de que os navios deles são mais espaçosos do que os da MSC. Menos aglomeração nas piscinas, muitas esteiras disponíveis para tomar banho de sol, mais espaço no restaurante principal, mais fácil conseguir mesas no buffet. 

Na Royal, mesmo analisando os menores navios da companhia que vieram ao Brasil, Vision e Splendour of the Seas, a impressão que dá é que eles são maiores do que o Orchestra, o Poesia e empatam com o Favolosa, que é maior do que eles. Ambos os navios tinham duas piscinas, uma central e a outra no salárium e não era difícil se obter uma mesa na piscina central. No deck superior a piscina, além das esteiras, havia ainda uma pista de corrida. Os navios como um todo era bem espaçoso. A Royal é conhecida por ter o maior metro quadrado por hóspede.  

PADRÃO DE SERVIÇO
A MSC e a Costa parecem não possuir um padrão definido de serviço. A cada temporada ou em cada navio o serviço parece mudar. Às vezes para melhor, às vezes para pior. Já na Royal, nos quase 10 cruzeiros que fizemos com eles até hoje, em todos, absolutamente em todos, o alto padrão de serviço foi exatamente o mesmo, em temporadas e navios diferentes. Na MSC e Costa, quando o navio está lotado, o serviço fica lento, moroso e deficiente. Na Royal, certa vez em que o navio atingiu a capacidade máxima segundo a tripulação, apenas no primeiro dia de cruzeiro  houve demora no serviço. Logo eles tomaram todas as providências necessárias e não houve mais tumúltuos e nem demora no atendimento. 

Bem, isso encerra nossa análise. Esperamos ter ajudado você com este comparativo e que seja útil para suas próximas férias. 

 

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