quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

A VERDADE SOBRE A COSTA CRUZEIROS QUE NINGUÉM TE CONTA

Geralmente Youtubers e viajantes mostram somente o lado bom dos cruzeiros, como se fosse a viagem dos sonhos, mas escondem os perrengues e algumas coisas ruins que acontecem lá dentro. Agentes de viagem também não contam todos os segredos e defeitos das companhias. Nós não temos medo de te contar a verdade e vamos revelar tanto as coisas boas quanto as ruins a respeito da Costa Cruzeiros.

EMBARQUE

Sobre o embarque, piorou se comparado com outrora. Quem embarca em Itajaí, se não chegar cedo enfrenta uma fila enorme debaixo do Sol. Não respeite o horário que eles te informam. Se falarem para chegar as 10, chegue as 8, ou vai sofrer na grande fila que estará formada. Dentro do salão de embarque há menos funcionários para atender no balcão do que há em Santos, por exemplo, e o atendimento fica lento. Depois disso você pega mais um ônibus até o porto. O procedimento total para embarque pode levar 2 horas ou mais. Nos demais portos, como Santos, o processo também é demorado, mas ao menos ninguém fica torrando no sol escaldante. Em Santos chegue bem cedo para pegar as primeiras senhas e embarcar mais rápido.

BUFFET

Após embarcar já perto da hora do almoço e se dirigir para matar a fome no restaurante com buffet, vai se deparar com uma fila grande nos horários de pico e um buffet pobre de opções e variedade, bem abaixo do esperado se comparado com a Costa antes de 2020. Os próprios garçons servem sua comida, às vezes colocam menos do que você deseja, às vezes demais, gerando desperdício. Além de cada opção ser servida num pratinho separado, o que abarrota sua bandeja de pratos. A qualidade da comida estava boa, sem diferença da outra temporada em que viajamos. 

Visivelmente a companhia dispõe de menos funcionários, pois nas horas de pico as mesas ficaram repletas de pratos e louças sujas, bem como várias mesas no navio, não eram limpas com frequência. É possível que você se sente em mesas sem estarem limpas e saia de lá sem que a limpeza seja feita. O chão do restaurante constantemente estava sujo.

CAFÉ DA MANHÃ

O buffet do café da manhã era continental e tinha uma boa variedade, porém mais pobre do que em temporadas anteriores, mas de boa qualidade. Faltava gelo constantemente nas máquinas e o café, leite e água quente, eram desnecessariamente servidos por um atendente, ao invés de você mesmo pegar o quanto quisesse. Não havia sachês de açúcar, adoçante, sal. Tudo era colocado em tigelas e você deve se servir com uma colher de chá. Havia 3 tipos de suco, todos os dias, servidos à vontade até as 10 da manhã. 

BARES

Costumam estar cheios e o atendimento ligeiramente demorado. A dica é procurar outros bares do navio, pois alguns costumam estar com menos movimento.

RESTAURANTE PRINCIPAL

O restaurante onde você irá jantar sempre vem marcado no cartão do navio. Mas na Costa, nesta temporada, várias pessoas que pegaram cabine garantida (as mais econômicas), não sabiam onde iam jantar, pois o nome do restaurante não veio marcado no cartão. Também há grupos de amigos ou familiares que pegaram mesas separadas e queriam juntá-las. Ambas entraram numa fila enorme para saber onde iriam jantar ou juntar as mesas. A fila dura mais de 1 hora e ainda pode ser interrompida pelo exercício de segurança que é feito antes do navio zarpar. 

Este é um problema crônico da Costa. Toda vez, para juntar as mesas de um grupo, pega-se uma fila enorme, sendo que isso poderia ser feito online. Agora temos esse novo problema, hóspedes sem restaurante definido. Após o exercício de segurança, os hóspedes aguardaram quase 1 hora de novo, para serem avisados que o maitre não retornaria. Deveriam aparecer direto na hora do jantar. 

E na hora do jantar, mais uma fila demorada e algumas pessoas desistiram. Foram jantar no restaurante do buffet, onde havia ainda menos opções do que no almoço. A Costa não serve água no jantar e você deve comprar. Diferente de outras temporadas, onde se vendia água de 500ml, desta vez somente água de 1 litro e meio, que pode ser demais se a mesa for ocupada somente com duas pessoas. A qualidade da comida no restaurante principal melhorou bastante em relação a temporada anterior em que viajamos.  

Na Costa não há auxiliar e o coitado do garçom deve fazer tudo sozinho. Apesar disso, achamos o serviço um pouco demorado, porém, mais rápido que outras companhias, como a MSC, por exemplo. O atendimento do nosso garçom foi super eficiente e ele muito simpático. Nota 10 pro Rahul. 

APP

A Costa possui um aplicativo, que funciona com internet grátis exclusiva para isso. Ou melhor, deveria funcionar. Algumas vezes a conexão falhava. Para variar, a Costa também eliminou os cardápios impressos, de forma que o uso do app e cardápio virtual é obrigatório. O aplicativo, que deveria servir para tudo, é básico demais, possui algumas parcas informações e não se pode contratar ou adquirir nenhum serviço ou produto por ele. 

BEBIDAS EM TAÇA

A taça de vinho não continha os 187.5ml que de costume devem ter. Comprando uma garrafa de vinho e ao colocar a quantidade que o garçom servia, ela é abastecida 6x e meia, quando o correto é abastecer a taça apenas 4x se tivesse os 187.5ml. Ou seja, servem menos na taça. A taça de espumante, se contiver 100ml é muito. Por 7 dólares é muito caro, na verdade uma piada de muito mal gosto. A dica aqui é, adquirir uma garrafa de vinho ou espumante, que custa cerca de 30 dólares os mais econômicos, e com desconto para membros fidelizados. Assim o custo benefício será melhor. 

CABINE

A cabine não era limpa corretamente, chão sujo, sem aspirar o carpete nos 7 dias do cruzeiro, sabemos disso pois fiapos e pequenas migalhas que caíram no início do cruzeiro ficaram lá até o final. Outros hóspedes reclamaram da mesma coisa. Copos na cabine não foram trocados, apenas recolocados no lugar, ficamos sem papel higiênico 2 vezes, a cabine era apenas arrumada e o banheiro passado um pano superficialmente. O edredon muito grosso e quente para o Brasil, não havia lençol. Não reclamamos para não gerar atrito com o camareiro. Já fizemos isso em outras viagens e o resultado foi desastroso. 

Preferimos terminar o cruzeiro e reclamar para a companhia depois. Lendo mais depoimentos na internet, vimos que várias categorias de cabine, desde internas até varandas, passaram pelo mesmo problema. Você simplesmente não via nem ouvia os camareiros passarem aspirador na cabine, só nos corredores. O serviço de quarto pode demorar bastante a ser realizado. Checando na web você verá mais reclamações idênticas. O camareiro Ryan sempre foi super simpático e atencioso, apesar de falhar no serviço.

ATRAÇÕES

A Costa substituiu uma das poucas atrações tecnológicas que possuía, simulador de fórmula 1, por um lounge bar. E a úncia atração, entre aspas, moderna, era um cinema 4D, que não funcionava quando viajamos antes no Costa Favolosa e não estava funcionando novamente, 3 anos depois. Em nenhum momento a companhia informa que o cinema está quebrado antes de reservar a viagem. O lado bom do navio é que ele possui vários bares, 3 piscinas, jacuzzis e, apesar de ser taxado como o navio com menor metro quadrado por hóspede, ele possui mais áreas livres e parece ser mais espaçoso que outras companhias, como o navio MSC Orchestra, por exemplo, onde simplesmente não se conseguia nunca uma mesa ou  esteira na área da piscina se não chegasse as 7 da manhã por lá. No Favolosa isso não acontecia.

BANHEIROS E LIMPEZA DE OUTRAS ÁREAS

Nos banheiros do navio várias torneiras constantemente sem sabão e o uso de àlcool em gel não era incentivado, apenas anunciado em cartazes. Não se via os funcionários limpando o navio com frequência e nunca os vimos limpando os corrimões, algo tão importante atualmente e comum de se ver em outras companhias, mesmo durante o dia. 

COMUNICAÇÃO

Há falta de comunicação sobre coisas importantes no navio. O Coquetel do Dia, anunciado com desconto, nenhum bartender sabia que existia e não se conseguia comprar. Uma garçonete disse que existia, pois vimos numa tela de propaganda do navio, já o bartender dizia que não existia. Isso deveria constar no jornal do navio. No dia do desembarque não fomos informados do horário para deixar a cabine. Nem no panfleto deixado na cabine informava isso. O desembarque porém foi rápido e organizado, apesar da espera pelo transfer debaixo do sol.

ÁREA VIP

A Costa criou uma área para membros VIP na proa do navio. Isso impede que se veja a partida do navio lá da frente. É uma área quase inútil após ter se tornado VIP, pois quase ninguém frequenta o local. O resultado é que os demais hóspedes acabaram invadindo a área para ver o navio zarpando. Todas as vezes que passamos por ali, o lugar estava deserto. Tanto que uma parte dele estava sendo utilizada para armazenamento de esteiras. Quando viajamos anteriormente e não havia essa separação, o local vivia repleto de hóspedes e o espaço cheio de vida. 

NOITE DO COMANDANTE

Geralmente na noite do comandante, a noite de gala, é feita uma festa no centro do navio e servido espumante e drinks de cortesia para os hóspedes. Mais uma vez, a Costa deu uma de mão de vaca e não serviu uma taça sequer, além de colocar o comandante na popa do navio, só para tirar algumas fotos, num evento fraco e sem graça, sem o destaque e a tradição que a noite e o comandante merecem. 

SHOWS DO TEATRO

Os shows de teatro não mudaram. Todos abaixo da média, com um dos eventos, o The Voice of the Seas, um pouco melhor. Porém, como em outra temporada, excluíram da competição um dos melhores cantores, deixando o pior competir com os demais. Os espectadores ficaram indignados, como da outra vez. Supostamente parece ser um padrão do espetáculo. 

EQUIPE DE ENTRETENIMENTO

Muito fraca e pouco presente. Nem no ano novo na piscina da popa foram animar a festa da virada e até a contagem começou atrasada. E não servir sequer uma taça de espumante de cortesia no ano novo é algo que nunca vimos num cruzeiro, nem dos mais econômicos. 

FOTÓGRAFOS

Muito chatos e insistentes. Ficam cercando os hóspedes e insistindo demais. Um deles chegou a fazer cara feia quando passávamos por ele após recusar tirar fotos. A Costa instalava pontos para tirar fotos em áreas obrigatórias de passagem, e havia lugares  demais para tirar fotos.

SHOW PRIVADO

Participamos de um show exclusivo para membros fidelizados. O show foi muito fraco e sem graça, com música e algumas premiações para hóspedes. Geralmente as companhias servem drinks de cortesia e coquetéis nessas ocasiões. Mas a Costa não serviu nada para estes membros que, dizem eles, são tão especiais para a companhia. 

CORDIALIDADE DA TRIPULAÇÃO

Apesar do atendimento lento e nada surpreendente, neste navio em particular, o Costa Favolosa, a tripulação foi em sua grande maioria muito cordial e simpática. O que minimizou um pouco dos problemas encontrados. 

RESUMO

O serviço piorou bastante em comparação com nosso cruzeiro anterior com a Costa. Para quem está acostumado com serviço que a Costa oferecia no passado, pode se decepcionar com o que está sendo oferecido atualmente. Em suma, viajando com a Costa você terá um cruzeiro normal, sem nada inovador ou que supere as expectativas. Se for preparado, poderá curtir, relaxar e descansarem sua merecidas férias, mas com menos experiências positivas e nenhuma surpreendente. Foi uma boa viagem, restaura as energias, mas nada além disso.

www.mundoemcruzeiro.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário