Sempre falamos bem dos cruzeiros. Mas recentemente, as duas companhias que vieram ao Brasil nesta temporada baixaram drásticamente a qualidade dos serviços. Já fizemos um video da Costa e agora é a vez da MSC, que possuia um atendimento bom, que supria a maioria das necessidades do navegante.
Em matéria de entretenimento, no navio MSC Poesia havia poucas atividades e a equipe de animação era fraca e havia pouca comunicação com os hóspedes por parte da direção do navio. A maioria das atrações eram todas concentradas na piscina e o lugar estava sempre lotado, enquanto que os salões e espaços internos ficavam quase vazios e alguns sem atração nenhuma. Hóspedes brigavam por lugar nas cadeiras e espreguiçadeiras. Era bizarro de ver. O atendimento nos bares era moroso, pois estava lotado e os drinks de baixa qualidade. No MSC Orchestra, em 2011, o atendimento dos bares era lento, mas a equipe de animação era muito boa e havia inúmeras atividades. Mas hoje em dia tudo piorou. Ambos os navios possuem sala de jogos e campo de mini golfe, mas é necessário pedir os jogos ou tacos e bolinhas a equipe de animação. O resultado é que ninguém jogava nada nesses lugares, tanto no Orchestra quanto no Poesia.
Em matéria de alimentação, há reclamação e relatos na internet da baixa qualidade da comida, falta de reposição de ítens, louça, café, louças e utensílios sujos e mal lavados. As sobremesas no buffet, comparado a outras companhias, deixava a desejar.
O serviço era tão bom quanto todas as companhias em que viajamos. Ao menos duas vezes ao dia as cabines eram limpas e tudo o que precisava bastava solicitar pelo interfone ao camareiro e seria atendido. Atualmente as cabines são mal limpas, lençóis sem trocar , amenidades não eram repostas, faltava shampoo, sabonete e algumas solicitações simplesmente não eram atendidas. Ao fazer algum pedido de hotelaria pelo interfone, ele demorava muito.
A MSC sempre esteve no gosto de milhares de brasileiros e há décadas tinha oferecido cruzeiros com navios variados. Alguns navios antigos, como no caso dos que navegamos, Orchestra e Poesia, que precisam de uma revitalização, comparados com navios de outras companhias, do mesmo ano, que hoje estão super modernos. Em contraponto, nas temporadas mais recentes a MSC vem trazendo navios novos e modernos para a alegria dos fãs. Porém, o serviço caiu demais em matéria de qualidade e atendimento. Até mesmo o Yatch Club, um serviço elitizado da MSC, possui relatos negativos pela baixa qualidade de serviço e comida.
Dando uma olhada na internet, as reclamações mais comuns dos cruzeiristas são:
FALTA DE REPOSIÇÃO DE CAFÉ, XÍCARAS E TALHERES
TALHERES E LOUÇA SUJA
FALTAVA ITENS DE COMIDA
ATRASO NP EMBARQUE DE ATÉ 4 HORAS
ATRASO NO DESEMBARQUE
MAL ATENDIMENTO E ARROGÂNCIA POR PARTE DOS FUNCIONÁRIOS
MESAS SUJAS
FILAS E DEMORA DE ATENDIMENTO NOS BARES
SEM LUGAR PARA SENTAR NA PISCINA
BAIXA QUALIDADE DOS DRINKS
baixa qualidade da comida
CHOPPE QUENTE
SUPER LOTAÇÃO
NO SUPORTE AO CLIENTE DESLIGAM NA CARA
FUNCIONÁRIOS RECLAMANDO DO EXCESSO DE TRABALHO E CANSAÇO
hóspedes relatam INTOXICAÇÃO ALIMENTAR e infecção intestinal
FALTA DE LIMPEZA
FALTA DE ATRAÇÕES
superiores humilhando funcionários na frente dos hóspedes
areas externas com lixo e piscina com restos de alimentos
falta de lugares nos restaurantes devido a super lotação
Se as companhias de cruzeiro que fazem cabotagem aqui continuarem a oferecer um serviço aquém do esperado, pode ser que o futuro dos cruzeiros e das empresas possa não ser lá tão positivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário